Motoristas e motociclistas passarão a contar com os serviços de atendimento médico,
mecânico e guincho 24 horas por dia, sete dias por semana.
Belo Horizonte, 23 de julho de 2024 – A partir do dia 6 de agosto, os motoristas e motociclistas
que trafegam pela BR-040, no trecho de 232 km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, contarão
com os serviços de atendimento médico, mecânico e guincho 24 horas por dia, sete dias por
semana da EPR Via Mineira. A data foi definida nesta segunda-feira (22) pela Diretoria
Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em reunião extraordinária.
O condutor que precisar de atendimento terá à disposição o número de emergência 0800 003
1040, que funcionará ininterruptamente. Além de estar disponível para o acionamento de
eventuais emergências, o contato também será o canal para que o usuário receba informações
sobre a estrada, como eventuais bloqueios, trechos em obras ou indicação de locais de apoio.
No último dia 5 de julho, foi assinado o contrato de concessão entre o governo federal e a EPR
Via Mineira, que prevê ao longo de 30 anos investimentos de R$ 8,7 bilhões, sendo R$ 5,2
bilhões em duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, correções de traçado, retornos e
passarelas. Também serão instaladas novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa
visibilidade. Só nos sete primeiros anos, a empresa vai destinar R$ 3,2 bilhões para melhorias
na rodovia. Além disso, serão investidos R$ 3,6 bilhões em serviços operacionais.
“A solidez do Grupo EPR neste contrato mais robusto e equilibrado, unido a um cenário estrutural
favorável ao desenvolvimento, são bases para garantir que os projetos em que atua serão
desenvolvidos cumprindo os cronogramas estabelecidos”, afirma o diretor executivo da EPR Via
Mineira, Eric de Almeira. “Trata-se de um novo contrato, com avanços no modelo de gestão e
novas possibilidades de atuação, não sendo comparável com o modelo anterior. Por isso,
pedimos um voto de confiança da população para iniciarmos as operações e demonstrarmos
nosso empenho e com o tempo ser visível a mudança estrutural no trecho sul da BR-040”,
completa Almeida.
Desconto para Usuários Frequentes
A ANTT também definiu o valor da tarifa do pedágio de R$ 12,70, que será aplicada nas praças
P1 – Itabirito, P2 – Conselheiro Lafaiete e P3 – Barbacena, como divulgado na publicação desta
terça-feira (23/07) do Diário Oficial da União (DOU). As tarifas seguem a tabela do edital,
incluindo o desconto oferecido no leilão de 11,22% e ajustes devido à inflação.
Com o início das operações no trecho, a concessionária passa também a oferecer o Desconto
para Usuários Frequentes (DUF), que reduz a tarifa do pedágio de acordo com a frequência com
que o veículo leve trafega pela rodovia. O desconto pode chegar à 70% na praça de Conselheiro
Lafaiete, por exemplo. Para ter acesso a ele, basta que o carro tenha a etiqueta de cobrança
eletrônica (TAG). Não é necessário qualquer cadastro junto à concessionária. Todos os
motoristas que tiverem a TAG também terão acesso ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), de 5%.
Está prevista a isenção de tarifas para categorias específicas, incluindo motocicletas, motonetas,
bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático, conforme a legislação e
política pública do Governo Federal (Lei n. 9074, art. 35). Segundo Eric de Almeida, diretor
executivo da EPR Via Mineira, com a isenção, “os motociclistas poderão usufruir gratuitamente
de benefícios como atendimento pré-hospitalar, serviços de socorro mecânico e a circulação por
rodovias mais seguras e bem-sinalizadas”.
Investimentos na linha do tempo
Além de garantir mais conforto e segurança à população, os investimentos garantem
desenvolvimento regional para os 15 municípios com 3,5 milhões de pessoas por onde o trecho
da concessão passa. Os municípios vão arrecadar R$ 9 milhões em ISS por ano.
No primeiro ano de concessão, os trabalhos serão focados em garantir as condições mínimas
de segurança e conforto aos usuários com operações de melhorias no pavimento, com fresagens
e recomposições contínuas em pontos críticos, roçada e ajustes na sinalização vertical e
horizontal. A partir do segundo ano de concessão, a rodovia passa a receber obras de
recuperação. Entre o terceiro e sétimo ano de trabalho estão previstos investimentos de melhoria
e ampliação da capacidade. Apesar das obras estarem concentradas grande parte nos primeiros
sete anos do projeto, a receita para remunerar os investimentos e os custos operacionais está
distribuída ao longo dos 30 anos da concessão.
Sobre a EPR
A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em concessões de rodovias
e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação de serviços aos usuários por meio da
realização de investimentos consistentes para modernização e manutenção das rodovias
concedidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera.
A EPR tem como compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para
isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a segurança e o
conforto dos usuários nas rodovias.
Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de
2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná
(EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR
Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).