EPR Via Mineira conclui intervenções na Curva da Celinha e melhora a segurança na BR-040

Obras incluem a recuperação do asfalto, revitalização da sinalização horizontal e vertical, além da instalação de novos dispositivos de segurança viária

Nova Lima, 23 de outubro de 2024 A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, finalizou uma série de intervenções na Curva da Celinha, em Itabirito. Localizado entre os quilômetros 586 e 588, o trecho, marcado por traçado sinuoso e rampas acentuadas, é uma preocupação para motoristas há anos. As obras visam melhorar a segurança na região.

As ações fazem parte do Plano de 100 Dias da concessionária, desenvolvido em conjunto com a sociedade para identificar e solucionar rapidamente 42 pontos críticos da rodovia. Na Curva da Celinha, a EPR Via Mineira executou a requalificação do pavimento, revitalizou a sinalização horizontal e vertical e instalou novos dispositivos de segurança viária. As obras, realizadas principalmente à noite devido ao tráfego intenso, têm como objetivo aumentar a visibilidade dos motoristas e incentivar a redução de velocidade no trecho.

Embora o contrato de concessão preveja a correção definitiva do traçado até 2030, a EPR Via Mineira desenvolveu soluções emergenciais para ampliar a segurança no trecho. “A Curva da Celinha sempre foi um ponto crítico pela sua configuração. Reconhecemos a urgência das intervenções e, por isso, priorizamos essas obras em nosso plano de 100 dias. Estamos indo além das obrigações contratuais iniciais, oferecendo soluções rápidas onde mais se necessita. Temos um compromisso não apenas com a rodovia, mas com as comunidades que dependem dela, seja para deslocamentos diários ou para o transporte de mercadorias”, afirma Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.

A primeira obra concluída dentro desse cronograma foi no Trevo de Moeda, em Itabirito, onde 20 postes de iluminação LED foram instalados e uma faixa de aceleração foi criada, resultando em melhorias expressivas no fluxo e na segurança do local. Outros trabalhos seguem em andamento, como o Trevo do Paulo VI, em Conselheiro Lafaiete, onde o pavimento está sendo renovado e a instalação de tachões e balizadores visa aumentar a segurança dos motoristas.

Melhorias iniciais e investimento

Desde que assumiu a concessão, em agosto de 2024, a EPR Via Mineira já contabilizou 5.073 atendimentos emergenciais, recuperou 41 km de pavimento, pintou 168 km de faixas e instalou 285 novas placas de sinalização. Também foram removidas 90 toneladas de lixo das margens da rodovia, com 496 km de vegetação roçada e 60 km de sistemas de drenagem limpos.

Durante os dois primeiros meses de operação, a concessionária registrou 1.649 atendimentos solicitados diretamente pelos motoristas e 3.424 ocorrências identificadas pelas viaturas de patrulha. Os principais incidentes incluem 2.552 panes mecânicas, 230 acidentes e 151 incêndios, além da remoção de 1.196 veículos e 388 atendimentos pré-hospitalares.

A empresa prevê aplicar R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos, com foco na duplicação de 164 km, instalação de passarelas e melhoria da iluminação em áreas críticas. A concessionária estima que a operação da rodovia gerará R$ 9 milhões anuais em ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios cortados pela BR-040, contribuindo diretamente para o fortalecimento das economias locais.

Sobre a EPR

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação de serviços aos usuários por meio da realização de investimentos consistentes para modernização e manutenção das rodovias concedidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera. A EPR tem como compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a segurança e o conforto dos usuários nas rodovias. Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).