Mudança de velocidades prevista no contrato da EPR Via Mineira foca na segurança viária e na convivência entre veículos leves e pesados; a medida integra pacote de melhorias já em andamento na rodovia
A BR-040 terá a velocidade máxima ajustada em segmentos específicos entre Belo Horizonte e Juiz de Fora a partir de junho. A medida faz parte do plano de Trabalhos Iniciais da EPR Via Mineira – concessionária responsável pela administração da rodovia – e está prevista no contrato de concessão. O objetivo é reforçar a segurança viária e promover uma convivência mais harmoniosa entre veículos leves e pesados, especialmente em pontos com alto volume de tráfego, histórico de acidentes ou próximos a áreas urbanas.
As novas velocidades, que variam entre 40 km/h e 100 km/h, foram definidas a partir de estudos técnicos elaborados pela concessionária e ponderações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os critérios considerados incluíram relevo, geometria da pista, volume de tráfego, presença de áreas urbanas ou densamente povoadas e a ocorrência de acidentes. A sinalização começou a ser implantada nesta semana e será distribuída gradualmente ao longo do trecho, com previsão de conclusão em julho.
“A BR-040 é uma rodovia de relevo desafiador, com curvas, aclives, tráfego intenso de caminhões e carretas e trechos que cortam áreas urbanas. É dever da EPR Via Mineira garantir que cada viagem seja feita com mais segurança e previsibilidade”, afirma Eric de Almeida, diretor-executivo da concessionária.
Ele também reforça o caráter contratual e o foco na preservação da vida. “Sabemos que a mudança pode impactar a rotina dos motoristas e exigir um período de adaptação, mas essa é uma medida necessária, prevista em contrato, com foco na preservação de vidas. Nossa atuação tem um olhar humano, técnico e comprometido com a prosperidade compartilhada, o que inclui a modernização da rodovia, a duplicação de trechos e uma série de melhorias que já estão em andamento para transformar a experiência dos usuários ao longo dos próximos anos”, ressalta.
Responsabilidade pela segurança
Por meio do Programa de Redução de Acidentes (PRA), a EPR promove ações educativas em parceria com a PRF e atua na análise de melhorias para os trechos mapeados como pontos de atenção. Como resultado, em locais historicamente críticos, como a Curva da Celinha (km 586 ao km 588) e os trevos de Moeda e do bairro Paulo VI, não houve registros de acidentes com vítimas fatais após as intervenções realizadas pela concessionária.
Como parte das obrigações contratuais e alinhada às diretrizes de segurança viária, a EPR Via Mineira também vai implantar oito novos radares em pontos estratégicos da BR-040, que garantem maior confiabilidade na fiscalização realizada pelos órgãos de trânsito competentes. Além desses equipamentos, estão em andamento estudos para a modernização e substituição da tecnologia dos radares existentes, que seguem em análise pelo Poder Concedente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os novos radares, acompanhados da sinalização de regulamentação obrigatória, devem começar a operar a partir de julho de 2025. A concessionária reforça que essa iniciativa não tem caráter arrecadatório. “Essa é uma ação contratual e técnica, pautada por diretrizes de segurança e pela expertise em operação rodoviária. A EPR não arrecada com multas; é responsável apenas pela instalação, operação e manutenção dos radares, enquanto o processamento das infrações e aplicação de penalidades cabem exclusivamente aos órgãos de trânsito competentes”, esclarece de Almeida.
Melhorias na BR-040
Desde que assumiu a concessão da BR-040, em agosto de 2024, a EPR Via Mineira vem executando uma série de melhorias previstas no contrato. Entre elas, destaca-se a requalificação do pavimento, com a aplicação de cerca de 91 mil toneladas de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente, que proporciona mais resistência e durabilidade ao asfalto), já aplicada em 316 quilômetros de faixas de rolamento.
Outras frentes de atuação incluem reparos e intervenções em pontes, viadutos e passarelas, reforma das unidades da Polícia Rodoviária Federal, construção de uma nova base de atendimento aos usuários em Santos Dumont. Também foram realizadas implantação de mais de 31 mil tachas refletivas, instaladas mais de mil novas placas de sinalização e reforçada a segurança com equipamentos como balizadores verticais. A limpeza da pista também foi modernizada com a introdução de tecnologias avançadas, como a varredeira mecanizada.
Além disso, um compromisso importante do contrato é a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com previsão para início das obras em 2026, na cidade de Congonhas. Até 2032, toda a rodovia estará duplicada, promovendo maior fluidez e segurança para os usuários.
A EPR Via Mineira conta com a colaboração dos motoristas para o cumprimento das novas regras e reforça a importância da atenção à sinalização e do respeito aos limites de velocidade. A concessionária mantém seu compromisso com a transparência, a segurança viária e a modernização da rodovia, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para todos os usuários.
Localização dos novos radares*: São oito novos radares, previstos em contrato, que serão instalados e devem entrar em operação até julho.
Município | Trecho (km) | Sentido | Velocidade (km/h) |
Nova Lima | km 545,9 | Juiz de Fora (sul) | 100 (leves) / 80 (pesados) |
Nova Lima | km 551,4 | Juiz de Fora (sul) | 100 (leves) / 80 (pesados) |
Itabirito | km 589,9 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Congonhas | km 603,7 | Belo Horizonte (norte) | 80 |
Congonhas | km 614,6 | Juiz de Fora (sul) | 60 |
Congonhas | km 614,6 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Barbacena | km 716,3 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
Santos Dumont | km 737,1 | Belo Horizonte (norte) | 60 |
*Os pontos informados passarão por validação em campo pela PRF e por homologação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por isso, estão sujeitas a alterações.
Trechos da BR-040 e as velocidades máximas ajustados, conforme previsto em contrato:
Município(s) | Trecho (km) | Velocidade (km/h) |
Belo Horizonte | 543,5 – 544,5 | 80 |
Nova Lima | 544,5 – 561,2 | 100 (leves) / 80 (pesados) |
Nova Lima | 561,2 – 566,9 | 80 |
Nova Lima | 566,9 – 568,4 | 60 |
Nova Lima / Itabirito | 568,4 – 575,3 | 80 |
Itabirito | 575,3 – 576,8 | 60 |
Itabirito | 576,8 – 577,7 | 80 |
Itabirito | 577,7 – 580,3 | 60 |
Itabirito | 580,3 – 583,3 | 80 |
Itabirito | 583,3 – 584 | 60 |
Itabirito | 584 – 585,1 | 80 |
Itabirito / Ouro Preto | 585,1 – 598,1 | 60 |
Ouro Preto | 598,1 – 601,5 | 80 |
Congonhas | 601,5 – 603 | 60 |
Congonhas | 603 – 605,7 | 80 |
Congonhas | 605,7 – 609,2 | 60 |
Congonhas | 609,2 – 610,3 | 80 |
Congonhas / Cons. Lafaiete | 610,3 – 621,9 | 60 |
Cons. Lafaiete | 621,9 – 622,7 | 40 |
Cons. Lafaiete | 622,7 – 633,2 | 60 |
Cons. Lafaiete | 633,2 – 633,7 | 40 |
Cons. Lafaiete | 633,7 – 634,2 | 60 |
Cons. Lafaiete | 634,6 – 637,9 | 80 |
Cons. Lafaiete | 637,9 – 643,5 | 60 |
Cons. Lafaiete / Cristiano Otoni | 643,5 – 648,7 | 80 |
Cristiano Otoni | 648,7 – 649,3 | 60 |
Cristiano Otoni | 649,3 – 649,8 | 40 |
Cristiano Otoni | 649,8 – 650,1 | 60 |
Cristiano Otoni | 650,1 – 650,7 | 80 |
Cristiano Otoni | 650,7 – 653 | 60 |
Cristiano Otoni | 653 – 656,1 | 80 |
Cristiano Otoni / Carandaí | 656,1 – 657,8 | 60 |
Carandaí | 657,8 – 659,6 | 80 |
Carandaí | 659,6 – 661,9 | 60 |
Carandaí | 661,9 – 662,6 | 80 |
Carandaí | 662,6 – 668,1 | 60 |
Carandaí | 668,1 – 668,8 | 80 |
Carandaí | 668,8 – 669,2 | 60 |
Carandaí | 669,2 – 670,1 | 80 |
Carandaí | 670,1 – 673,6 | 60 |
Carandaí | 673,6 – 674,1 | 80 |
Carandaí | 674,1 – 675,7 | 100 |
Carandaí / Ressaquinha | 675,7 – 679,4 | 80 |
Ressaquinha | 679,4 – 685,1 | 60 |
Ressaquinha | 685,1 – 685,8 | 80 |
Ressaquinha | 685,8 – 687,1 | 60 |
Ressaquinha / A. Vasconcelos | 687,1 – 692,1 | 80 |
Alfredo Vasconcelos | 692,1 – 692,4 | 60 |
Alfredo Vasconcelos | 692,4 – 693,1 | 40 |
Alfredo Vasconcelos | 693,1 – 693,5 | 60 |
Alfredo Vasconcelos | 693,5 – 693,8 | 40 |
Alfredo Vasconcelos | 693,8 – 694,7 | 80 |
Alfredo Vasconcelos / Barbacena | 694,7 – 696,6 | 60 |
Barbacena | 696,6 – 697,1 | 40 |
Barbacena | 697,1 – 703,3 | 60 |
Barbacena | 703,3 – 705,1 | 80 |
Barbacena | 703,3 – 708,4 | 60 |
Barbacena | 708,4 – 709,4 | 80 |
Barbacena | 709,4 – 710,5 | 60 |
Barbacena | 710,5 – 711,1 | 80 |
Barbacena | 711,1 – 711,9 | 60 |
Barbacena | 711,9 – 713,3 | 80 |
Barbacena | 713,3 – 714,3 | 60 |
Barbacena | 714,3 – 715,1 | 80 |
Barbacena | 715,1 – 718,6 | 60 |
Barbacena | 718,6 – 721,4 | 80 |
Barbacena | 721,4 – 721,9 | 60 |
Barbacena | 721,9 – 722,4 | 80 |
Barbacena | 722,4 – 724,4 | 60 |
Barbacena / Oliveira Fortes | 724,4 – 725,9 | 80 |
Oliveira Fortes | 725,9 – 726,4 | 60 |
Oliveira Fortes | 726,4 – 730,6 | 50 |
Oliveira Fortes | 730,6 – 731,2 | 60 |
Oliveira Fortes | 731,2 – 731,7 | 50 |
Oliveira Fortes / Santos Dumont | 731,7 – 733,4 | 60 |
Santos Dumont | 733,4 – 734,7 | 80 |
Santos Dumont | 734,7 – 740,6 | 60 |
Santos Dumont | 740,6 – 743,3 | 50 |
Santos Dumont | 743,3 – 746,3 | 40 |
Santos Dumont | 746,3 – 746,9 | 50 |
Santos Dumont | 746,9 – 748,9 | 60 |
Santos Dumont | 748,9 – 749,4 | 50 |
Santos Dumont | 749,4 – 752,7 | 60 |
Santos Dumont | 752,7 – 754,1 | 80 |
Santos Dumont / E. da Câmara | 754,1 – 755,2 | 60 |
Ewbank da Câmara | 755,2 – 756,4 | 80 |
Ewbank da Câmara | 756,4 – 757,4 | 60 |
Ewbank da Câmara | 757,4 – 759 | 40 |
Ewbank da Câmara | 759 – 760 | 60 |
Juiz de Fora | 760 – 763 | 80 |
Juiz de Fora | 763 – 764,2 | 60 |
Juiz de Fora | 764,2 – 764,8 | 80 |
Juiz de Fora | 764,8 – 766,2 | 100 |
Juiz de Fora | 766,2 – 769,9 | 80 |
Juiz de Fora | 769,9 – 770,6 | 60 |
Juiz de Fora | 770,6 – 773,3 | 80 |